Naruto Portugal RPG
Sê bem-vindo ao Naruto Portugal RPG! Para teres acesso completo ao conteúdo do fórum, deves fazer Login ou Registar-te.

E o ciclo da vida repete-se! As pacíficas vilas voltam a unir-se para combater um mal em comum. Vem conhecer o melhor e mais antigo role play de Naruto, totalmente em português.

InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

[Sugestão] Sistema de premiação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Shibiusa

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens : 3561

Registo Ninja
Nome: Ayame Midori
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 5470
Total de Habilitações: 228,5

MensagemAssunto: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 1:10

Hey there!
É assim... Tenho reparado que a malta vem ao fórum, mas a actividade é mínima. Até dói ver bons escritores a não postar porque não têm motivação nenhuma... Para além disso, quase ninguém comenta porque pronto. Ou não lhe apetece ou é demasiado trabalho. Lêem, mas não comentam. Diria que toda a gente era capaz de se sentir motivada por uns bons comentários nos seus fillers e treinos, até porque era sinal que estavam interessados no que escreviam. Viam o seu esforço recompensado. Eu sei que isto pode tornar os comentários "interesseiros", mas, pelo menos, era de vez que o fórum poderia recuperar a actividade e teriam a certeza que as histórias são seguidas. Ora bem... A minha ideia era a seguinte...

Que tal premiar bons comentários? Nos fillers e nos treinos, claro. Os bons comentários seriam seleccionados pela sua qualidade (por exemplo, mostram que leram, o que mais gostaram, o que menos gostaram, sugestões para o escritor, expectativas, teorias, etc). Ou seja, comentários do género "fico bom" ou "gostei, continua" não entram nesta categoria. Imaginando uma campanha de Inverno (até dia 21 de Março), os bons comentários seriam premiados com 50 ryos. Se der resultado, podia-se implementar mesmo isto, mas com prémios reduzidos, apenas 25 ryos (um dia mais tarde, podia-se até repetir a campanha). Mesmo assim, é bastante bom xd
Vou então explicar melhor a ideia.

Podíamos aproveitar o sistema de reputação do fórum para isso. Em cada tópico, cada pessoa consegue ver o "+" e o "-" em cada comentário (excepto no seu, o que iria ajudar imenso para que não houvesse trafulhice). Os comentários que recebessem +3 positivos (claro que isto pode ser discutido) seriam premiados por alguém da staff. Maneira de impedir que alguém tente abusar: apenas um comentário por pessoa (em cada tópico) seria premiado (não importa que comentem 20 vezes, apenas o primeiro é premiado. E o próprio escritor não pode ser premiado no seu próprio tópico) e a staff editaria o post (sem mexer no comentário, só para poder adicionar como motivo da edição que tinham premiado o post), aproveitando também para postar no final que x, y e z tinham sido premiados para que não o fossem uma segunda vez por outra pessoa da staff.
Claro que os escritores podem e devem avaliar os comentários deixados no seu tópico. Toda a gente o pode fazer. E sim, de forma anónima se não se quiserem revelar. É só colocar o + no post e pronto. Estaríamos a premiar bons comentários, a motivar os escritores, a dar actividade ao fórum. 50 ryos podem não ser muito, mas imaginem que comentam 5 fillers. Ficam com 250 ryos. É bem bom. Pensem que isto é pelo bem do fórum e ainda são premiados por comentarem.

Fico à espera de feedback. ^^

EDIT: Adiciono também outra regra. Apenas os comentários postados até 7 dias depois da publicação do filler é que podem ser premiados. Se se comentar um filler com mais de uma semana, não será contado. ^^

Última edição por Shibiusa em Dom 19 Fev 2012 - 1:31, editado 1 vez(es)
Tio Tsu

Administrador | Outras Vilas

Número de Mensagens : 5773

Registo Ninja
Nome: Katsu Imagawa
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 563
Total de Habilitações: 717

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 1:18

A estas hora da noite e consegui ler tudo... Sou ou não sou awesome? xd

A Shibi tem toda a razão no que diz e parece-me ser uma boa ideia. Sou uma das pessoas neste forúm que posta os Fillers consoante os comentários... Gosto de comentem os meus Fillers para saber se os lêem, se gostam da história, para detetar erros meus na escrita, etc... e até este ponto acho que os comentários são muito importantes...

Shibi tens todo o meu apoio para que a ideia vá em frente e parece-me ser um bom incentivo, pelo menos para mim seria e eu costumo comentar bué Fillers (nem sempre com bons comentários), mas mesmo assim não me parece que vá dar aquela atividade que queres :S
http://www.narutoportugalrpg.com/rpg_sheet_edit.forum?tid=12c1c6
Shibiusa

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 1:29

Tsutao escreveu:

A Shibi tem toda a razão no que diz e parece-me ser uma boa ideia. Sou uma das pessoas neste forúm que posta os Fillers consoante os comentários... Gosto de comentem os meus Fillers para saber se os lêem, se gostam da história, para detetar erros meus na escrita, etc... e até este ponto acho que os comentários são muito importantes...

Shibi tens todo o meu apoio para que a ideia vá em frente e parece-me ser um bom incentivo, pelo menos para mim seria e eu costumo comentar bué Fillers (nem sempre com bons comentários), mas mesmo assim não me parece que vá dar aquela atividade que queres :S
Boa, Tsu! (posso chamar-te assim, posso? :3) xd

Percebeste bem o meu ponto. Os comentários dão-nos o feedback que precisamos para as nossas histórias e dão-nos motivação para querer continuar. ^^
Mesmo que sejamos poucos a comentar, o fórum já fica com actividade. Já ajuda. Não quero ver isto a morrer...

E lembrei-me de mais um ponto. Apenas os fillers com menos de 7 dias (tendo em conta o dia em que se comenta) é que valem para serem premiados. Senão temos coveiros xd
Vou adicionar acima. ^^
Tio Tsu

Número de Mensagens : 5773

Registo Ninja
Nome: Katsu Imagawa
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 563
Total de Habilitações: 717

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 1:36

@Shibiusa escreveu:
Tsutao escreveu:

Boa, Tsu! (posso chamar-te assim, posso? :3) xd

Percebeste bem o meu ponto. Os comentários dão-nos o feedback que precisamos para as nossas histórias e dão-nos motivação para querer continuar. ^^
Mesmo que sejamos poucos a comentar, o fórum já fica com actividade. Já ajuda. Não quero ver isto a morrer...

E lembrei-me de mais um ponto. Apenas os fillers com menos de 7 dias (tendo em conta o dia em que se comenta) é que valem para serem premiados. Senão temos coveiros xd
Vou adicionar acima. ^^

Podes claro, todos me chamam assim :3

Bem já dei a minha opinião sobre isso Wink. Mas eu não diria que o forúm está a morrer, tem dias em que se posta mais, tem dias em que se posta menos... Vai variando xd, mas realmente dá pena que muita gente demora quase um mês só para postar um treino ou um Filler...
Há pessoas que se justificam devido a estarem bastante ocupadas devido à vida pessoal, mas à outras que não tem justificação :/

A essas pessoas, em vez de ficarem uma hora e meia a pasmar para o Ambiente de Trabalho do PC, façam algo útil, um Filler que nos faça todos a babar devido à coerência, boa escrita e boa história ^^
http://www.narutoportugalrpg.com/rpg_sheet_edit.forum?tid=12c1c6
SupeRaul

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens : 2685

Registo Ninja
Nome: Broly Ruther
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 29674
Total de Habilitações: 542,5

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 1:38

Shibi, como já falei contigo adoro essa ideia xd

Infelizmente este é um dos principais problemas da falta de actividade. Quem vai fazer fillers quando recebe um ou nenhum comentário? E acaba por perder a piada deste mundo do rpg porque percebe que não consegue investir numa historia porque sabe que quase ninguém vai ver ou comentar. Receber comentários construtivos é fulcral para motivar qualquer membro a permanecer activo no forum e também comentar os fillers dos seus leitores e muitos mais.

Desde já tenho de dar o devido mérito a alguns membros como tu Tsutao, que comentam varios fillers e sofre como nos todos, de poucos coments lol.

Acho uma grande ideia que pode beneficiar muito o forum Wink
Eve

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens : 3002

Registo Ninja
Nome: Nara Tora
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 6885
Total de Habilitações: 267,75

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 5:00

Acho uma boa Shibi.
Eu confesso que comento poucos, mas por que realmente leio poucos, além de ter entrado há pouco tempo e não acompanhar as histórias do início.
Senti na pele o que é isso... meu primeiro filler me motivou bastante a escrever o segundo, que já caiu bastante no quesito comentários... faz parecer que o trabalho não ficou bom, é horrível isto. Apoio totalmente a causa
itachi dattebayo

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens : 9444

Registo Ninja
Nome: Kazuki Hitsuyaga
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 12650
Total de Habilitações: 383,75

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 6:35

Eu Lembro que este forum costumava ser bem activo nesta parte, mas depois meh, ninguem comentava filler de ninguem.

Uns porque não recebiam comentários, outros porque achavam a história confusa, e assim foi modificando até cada um ler o que lhe interessar.
Eu entendo, somos muitos, e confesso que apesar de escrever em konoha não conheço metade dos membros ou personagens inscritos na vila.
http://www.myspace.com/eddywang
Shibiusa

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 16:55

evefigueiredo escreveu:
Acho uma boa Shibi.
Eu confesso que comento poucos, mas por que realmente leio poucos, além de ter entrado há pouco tempo e não acompanhar as histórias do início.
Senti na pele o que é isso... meu primeiro filler me motivou bastante a escrever o segundo, que já caiu bastante no quesito comentários... faz parecer que o trabalho não ficou bom, é horrível isto. Apoio totalmente a causa
É a pensar nos novos membros que sugeri isto. Via novos membros a juntarem-se. Escreviam um filler, dois, três e depois abandonavam o fórum. Sempre me perguntei o que se poderia passar. Já ajudamos na parte da avaliação dos treinos/missões. Está mais fácil de subir as habilitações. Agora queria que todos se sentissem motivados a escrever. Chegar ao fórum e ter um comentário para ler é sempre bom. Já que as pessoas não fazem comentários por vontade própria, vamos dar-lhes uma motivação para o fazerem. Pensei em ryos, podia ser outra coisa, mas esta é bastante útil e agrada a todos. Pode ser pouco, mas se todos formos juntar... Ficamos com um bom dinheiro e toda a gente fica feliz. ^^
@itachi dattebayo escreveu:
Eu Lembro que este forum costumava ser bem activo nesta parte, mas depois meh, ninguem comentava filler de ninguem.

Uns porque não recebiam comentários, outros porque achavam a história confusa, e assim foi modificando até cada um ler o que lhe interessar.
Eu entendo, somos muitos, e confesso que apesar de escrever em konoha não conheço metade dos membros ou personagens inscritos na vila.
O fórum começou a crescer e as pessoas começaram a ficar com medo das histórias grandes. Cada um seguia meia dúzia de histórias e pronto, é o suficiente. Queria que o fórum voltasse a ter a actividade de antes. Pessoas a comentar as histórias, a seguir as histórias do máximo possível, para agarrar cá mais gente. Não custa muito dar um pequeno incentivo para que o façam. E sai toda a gente feliz, se formos a analisar bem a situação. O escritor fica contente pelos comentários e escreve mais, as pessoas ganham dinheiro por comentarem e fomentamos também o espírito crítico, boas análises e boa escrita. ^^
RiD3R

Administrador | Iwa
Administrador | Iwa

Número de Mensagens : 2474

Registo Ninja
Nome: Kojiki Zaiko
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 200
Total de Habilitações: 24

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 17:46

Eu acho uma boa ideia e concordo totalmente com o que já fui dito.
No entanto, quando aos critérios para um comentário receber o dinheiro, penso que é preferível bastar apenas um Admin ver que o comentário está bom e oferecer logo o prémio em vez de se esperar por três pontos positivos. As razões para eu dizer isto são as seguintes:

- O 1º modo permite que os comentários sejam recompensados com maior rapidez.
- O 2º modo dá mais trabalho à staff uma vez que nos obriga a estar sempre a verificar se os comentários já têm os três pontos e aumenta a probabilidade dos comentários não receberem o dinheiro por esquecimento.
- Se formos a ver bem o 2º modo acaba por ser igual ao 1º mas mais complicado e demorado uma vez que, em última instância, é sempre o Admin que vai actualizar que decide se determinado comentário merece ser premiado ou não.
Shibiusa

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 18:07

Eu sugeri os +3 positivos precisamente a pensar na staff. Não vão andar sempre a ver os fillers a toda a hora. Não conseguem andar sempre em cima de tudo. Uma vez que apenas os comentários dentro da semana que o filler é postado podem contar, bastava um admin visitar o tópico e ver quantos comentários tinham atingido os +3 após uma semana. Pensava que até daria menos trabalho.
Claro que o teu método também funcionaria, mas gostava mesmo que o escritor do filler pudesse dar feedback, bem como a comunidade e a staff, daí sugerir utilizar o sistema de reputação nisto.
Mas, no fundo, é melhor que a staff faça o que achar mais correcto e o que facilitar. ^^
RiD3R

Administrador | Iwa
Administrador | Iwa

Número de Mensagens : 2474

Registo Ninja
Nome: Kojiki Zaiko
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 200
Total de Habilitações: 24

MensagemAssunto: Re: [Sugestão] Sistema de premiação   Dom 19 Fev 2012 - 18:22

@Shibiusa escreveu:
Claro que o teu método também funcionaria, mas gostava mesmo que o escritor do filler pudesse dar feedback, bem como a comunidade e a staff, daí sugerir utilizar o sistema de reputação nisto.

Sim, mas o escritor do filler pode dar feedback na mesma, afinal qualquer membro é livre de comentar um comentário, independentemente de termos este sistema ou não.

Quanto ao método de premiação, eu acho preferível irmos actualizando as coisas aos poucos durante a semana do que termos depois de actualizar tudo ao mesmo tempo. Mas claro, tirando o facto de o membro conseguir receber o seu prémio com maior rapidez, isso não passa de uma questão de preferência ^^

[Sugestão] Sistema de premiação
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
A tua mensagem foi automaticamente gravada. Poderás recuperá-la caso aconteça algum problema
Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Naruto Portugal RPG :: Portal do Mundo dos Ninjas :: Assembleia Geral :: Dúvidas, Críticas, Sugestões e Denúncias-
'); }