Naruto Portugal RPG
Sê bem-vindo ao Naruto Portugal RPG! Para teres acesso completo ao conteúdo do fórum, deves fazer Login ou Registar-te.

E o ciclo da vida repete-se! As pacíficas vilas voltam a unir-se para combater um mal em comum. Vem conhecer o melhor e mais antigo role play de Naruto, totalmente em português.

InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

[Dúvida] Forma de RP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Número de Mensagens : 33

Registo Ninja
Nome: Nara Tori
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 0
Total de Habilitações: 29

MensagemAssunto: [Dúvida] Forma de RP   Qui 2 Maio 2013 - 22:22

Olá.

Eu acabei de me inscrever para esclarecer esta dúvida que ao mesmo tempo acaba por ser um pedido.

Antes de me inscrever eu estive a analisar o vosso sistema de RPG e a forma como as missões decorrem. Estou à procura de um bom RPG de Naruto para jogar com um amigo. Acabei por gostar muito deste, porém, a forma de narração aqui adotada não me agrada muito.

Constatei que, por exemplo, em duelos e missões, os participantes narram as suas ações e a dos outros personagens envolvidos. É como se escrevessem uma história a usar os personagens da outra pessoa.

Eu queria perguntar se me é permitido jogar da forma narrativa seguinte: Eu controlo apenas o meu personagem enquanto os outros controlam o deles em resposta ao meu. Tanto em missão como em duelo. Penso que vocês sabem ao que me refiro, ao modo como a maioria dos outros RPGs funciona. Claro que não faltará o detalhe e boa narração, mas preferia não controlar o personagem de outrém e nem que outrém controlasse o meu.

É possível?

Obrigada Very Happy
Eve

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens : 3002

Registo Ninja
Nome: Nara Tora
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 6885
Total de Habilitações: 267,75

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Qui 2 Maio 2013 - 22:33

Feliz ou infelizmente (dependendo do ponto de vista) não, Pink. Nosso sistema de jogo é justamente para promover o uso de personagens que não sejam apenas nossos, e isso de usarem teu char pode ser resolvido com trocas de mp e/ou boas descrições física e psicológica. Wink
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Qui 2 Maio 2013 - 22:37

Bem, obrigado Eve.

Segundo este ponto de vista é infelizmente, hehe.

Acaba por retirar o suspense para mim e corta um pouco ao raciocínio, mais no caso das batalhas.
A forma como a interação não é tão direta acaba por não me cativar muito.

Eu fiz este pedido porque a maioria dos outros RPGs no Forumeiros, apesar do sistema que procuro, têm outras complicações como uso excessivo de números e muita mecanização o que acaba por limitar as ações.

Aqui gostei muito do sistema simples mas a forma de narração, esquece! :p

Eu vou continuar a ver, de qualquer maneira foi uma resposta rápida e clara, por isso Thank you! Very Happy
Eve

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Qui 2 Maio 2013 - 22:40

Disponha! Quem sabe um dia, não mudes de idéia? Estaremos sempre cá ^^
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Qui 2 Maio 2013 - 22:47

Eve, já que falaste nisso fiquei a pensar...

Quando, por exemplo, entramos em duelo com outro jogador, podemos realisá-lo por MP, jogada a jogada, e, por fim, escrever o texto?

Ou seja, duelava-mos e depois ambos escreviam o texto consoante o decorrido e o resultado.
Eve

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Qui 2 Maio 2013 - 22:57

Olha, poder pode, mas no caso pra um duelo efetivo é necessário dois textos (um para mostrar como char 1 ganha, outro para mostrar como char 2 ganha). No caso de missões e treinos/fillers conjuntos, como envolvem outros jogadores, deves comunicar-se com os outros para ver como irão escrever, mas em princípio pode ser desta forma sim (eu pelo menos não vejo mal). Só é pena que terás de depender dos outros nestes casos (tanto duelos, como missões, treinos, fillers, se achas que assim é melhor, e alguém topar em fazê-lo contigo, por mim sem problemas). Agora como isso varia de opinião pra opinião, deixa outro staffer opinar Wink )
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Qui 2 Maio 2013 - 23:02

O problema que eu vejo nesses duelos de duas perspetivas é o facto de o personagem do adversário estar um pouco dependente. Afinal, nunca acaba por acontecer da mesma forma como o outro faria. Tanto de um lado como do outro. Outro elemento que interfere é o de eu querer jogar em equipa com o meu amigo, estavamos a pensar numa cooperação entre os personagens em que, no caso de batalha, estariam, muito provavelmente, ambos em campo.
Eve

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Qui 2 Maio 2013 - 23:14

Citação :
Afinal, nunca acaba por acontecer da mesma forma como o outro faria.

Particularmente, acho que é a graça do sistema. É claro que nem sempre os outros acertam na utilização da minha char (por exemplo), mas gosto dessas imperfeições que acabam moldando-a de certa forma. E jogar em equipa com amigos é possível sim, eu por exemplo tenho uma saga conjunta com um membro, e sempre estamos debatendo sobre o que vamos escrever, e isso acaba fazendo com que conheçamos mais os chars dos outros, sendo possível utilizá-los. Se quiseres experimentar tal modelo inicialmente com teu amigo, até sentir-se à vontade para interagir com outros users, usar outros chars e deixar o teu ser usado, fica à vontade Wink
Shibiusa

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens : 3561

Registo Ninja
Nome: Ayame Midori
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 5470
Total de Habilitações: 228,5

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Qui 2 Maio 2013 - 23:40

Eu compreendo esse teu receio. A minha personagem não é bem utilizada muitas vezes e tive que esclarecer esse assunto durante as missões. Agora as pessoas pedem-me o feedback antes de colocar e também melhorei as descrições da minha personagem para que seja mais fácil de compreender. Afinal, as personagens saem da nossa cabeça e os outros não estão na nossa cabeça para saber exactamente como as personagens reagem. As coisas melhoram se falarmos e as pessoas cá (as que ficam. Porque há pessoas que aparecem e desaparecem e são um bocado casmurras. E não há nada a fazer. É como em todo o lado) são bastante acessíveis.

As missões são feitas post a post e existem as missões express, que são feitas via chat (em que cada um coloca uma frase e depois junta-se tudo. Era aquilo que querias, basicamente). Além disso, convém existir comunicação entre os parceiros de missão para decidirem como querem desenvolver a mesma.

Os duelos... Bem, isso te garanto que não podemos mudar. Eu explico porquê. Para se decidir o vencedor do duelo, são pesados vários factores. Cada um escreve o seu texto, como imagina o duelo. De certeza que começas logo a delinear uma estratégia quando estudas o teu adversário. Depois os duelos são levados ao público para serem avaliados e criticados pelo público. Ou seja, votam no seu favorito, que, em princípio, será o que acharam mais coerente tendo em conta as personagens, o desenvolvimento do duelo, etc. Quando vemos que a votação não faz muito sentido, apenas contamos a votação via comentário para garantir que não meteram cá amiguinhos a votar.
Posso contar-te um exemplo. Tive uma pessoa a desafiar-me uma vez que escreveu um dos duelos mais ridículos que alguma vez li. Escusado será dizer que nem um voto recebeu e foi fortemente criticado por ter subestimado a minha personagem de tal forma (é que nem fazia sentido!).
Depois disto, entra a staff com a sua avaliação. O desempenho de cada personagem é avaliado tendo em conta o que a pessoa escreveu e depois é aplicada uma fórmula que inclui as habilitações da pessoa e os votos obtidos (em proporções completamente diferentes para ser justo. Posso até dizer-te que a fórmula já foi modificada várias vezes até atingirmos o que é justo. Não queremos que se sintam prejudicados). Isto significa que uma pessoa forte pode ser vencida por uma mais fraca se não tiver um bom texto e vice-versa. Acrescento que podem existir duelos em equipa e aí podem ser desenvolvidos como equipa como tu queres. Escrevem via chat, por exemplo, juntam tudo e enviam. Mas estes duelos são raros. Normalmente são duelos individuais (por exemplo, como acontece no Exame Chuunin).

Os fillers podes escrever como entenderes. Se quiseres fazer sagas em conjunto, tens liberdade para escrever num chat com um amigo e depois publicar. Os treinos podem desenvolver-se de maneira igual. Tens que ter em atenção um factor: a personagem do amigo apenas tem direito a uma percentagem da avaliação em vez de 100% da avaliação, visto ser a personagem convidada (porque o habitual é um escrever o treino com autorização para utilizar a outra personagem. Não é um trabalho em equipa).
No entanto, se escreverem mesmo via chat e postarem, a staff pode considerar uma mudança nisso para receberem 100% da avaliação. Não sei se estariam todos de acordo, mas é uma possibilidade.
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sex 3 Maio 2013 - 11:29

Na mesma linha de pensamento, outra coisa que me preocupa é o facto de eu ter planeado estratégias para o personagem, estratégias essas que podem não vir a aparecer nos textos de outros jogadores em que a minha personagem participe.

Como é que isto se resolve?
Shibiusa

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sex 3 Maio 2013 - 12:16

Se for numa missão ou num treino, podes falar com os outros membros sem problemas. Aliás, até devem falar para combinar aquilo que querem fazer. A missão sai muito melhor se for planeada, até porque cada um fica a saber o que tem que escrever.
O fórum tem uma sala de chat no Skype, na qual facilmente contactas todos os que lá estiverem. Se for num duelo, é imprevisível. Tu escreves a tua estratégia, o teu adversário escreve a estratégia que pensou. Quem estiver mais coerente e utilizar melhor as personagens, terá uma maior probabilidade de ganhar.
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sex 3 Maio 2013 - 12:24

Estas são outras coisas que me põem a pensar:

Eu vi que o vosso sistema de habilidades/atributos funciona bem, mas ao ler uma batalha final do Chuunnin Shiken de 2008, Kazuki vs. Akon, apercebi-me que por vezes parecem não importar assim tanto. Podem esclarecer-me melhor no que toca a essas mecânicas?

Outra coisa, os jutsus de escapatória/defesa como Kawarimis e Shunshins deixam-me várias questões. Quais são as regras que vocês têm para eles? Como usar, quando usar, pode-se usar, etc. Eu estou com intenção de usar um personagem Nara, ou seja, associamos logo ao uso frequente dos Hijutsus das Sombras. Nesta vertente, quero saber até que ponto e de que forma posso esperar as técnicas serem evitadas.

Gostava, também, de saber como asseguram um equilibrio entre jutsus e técnicas dos personagens. Vi, por alto, uma descrição do personagem Angelus, do Killer999, no artigo de Personagem do Mês que está no portal. Parece-me um personagem forte e multifacetado, porém, o RPG tem sempre aquela perspetiva de escapatória possível, mesmo de modo infimo, a tudo (ou quase tudo). Basicamente, o que eu quero saber é se conseguem manter todos não-OP.
Shibiusa

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sex 3 Maio 2013 - 12:50

Ui, foste logo ver uma das personagens iniciais e dos duelos iniciais xd
É assim, este rpg já pertenceu a um fórum anteriormente e não tinha tantas regras. Por causa do seu crescimento, mudou-se para um fórum só seu. E aumentaram-se as regras para que fosse coerente. Não imaginas a incoerência que era antes. Nos últimos anos é que este fórum se tornou o que é. Por isso não ligues aos duelos antigos (vê os mais recentes) e tem cuidado com a personagem que vês. O killer e o itachi dattebayo são da malta antiga (eu também sou, mas mudei de personagem), por isso é normal que aches as personagens deles OP. As deles não seguiram as regras de criação que agora neste fórum existem. Agora têm que seguir, claro. Todos os jutsus criados são avaliados pela staff, todas as kekkei genkai/hijutsus são avaliadas, até mesmo armas personalizadas. Neste momento sim, temos em atenção para que cada personagem seja equilibrada através das avaliações e ao acompanhar cada personagem que cá passa. Posso até dizer-te que me lembro de uma pessoa que foi avisada para fazer fillers/história porque estava muito desequilibrada por só fazer treinos.

Não há regras para utilização dos jutsus. Espera-se é que o membro tenha em conta o chakra que tem (não é infinito), o tempo dos selos, faça uma estratégia coerente e tenha também em atenção a outra personagem. Se a outra personagem faz selos mais depressa que tu, podes esperar que tenhas algumas dificuldades em meter o kawarimi a funcionar, por exemplo. Ou se é mais rápido porque usou um shunshin e tu não tens tempo para te esquivar. Se tens bom ninjutsus, bons selos, bom controlo de chakra, boa agilidade (superiores ao teu inimigo), é certo que consigas utilizar o Kage Mane. É muito à base da tua análise da outra personagem. E tudo isto é avaliado depois pela staff. Se abusares nos jutsus (e fazeres mais do que a tua personagem consegue. Não consegues fazer spam de jutsus), com certeza terás um aviso e, se for grave, uma penalização.
Confiamos nos membros neste aspecto, mas claro que depois é reflectido nos comentários das avaliações e podem haver penalizações se o avaliador achar que foi mal utilizado. Claro que também podem existir bónus nas boas utilizações Razz
Em termos de avaliadores, posso garantir-te que são bastante bons e também adaptamos o sistema de avaliação (o número de pontos que se podem conseguir) para estar de acordo com a evolução da personagem.
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sex 3 Maio 2013 - 23:42

Sendo assim, as habilitações servem mais como referências quanto a conflito de ações, por exemplo, quem acerta primeiro e quem consegue sair de um Genjutsu, do que limites mecânicos ao modo como o RPG decorre.

Então, um personagem com um poder mental superior ao autor de um Genjutsu consegue resistir a dito Genjutsu, correto?

E quanto ao controlo e capacidade de Chakra?
BigBoss

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Número de Mensagens : 1657

Registo Ninja
Nome: Kride Uchiha
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 296,5
Total de Habilitações: 291,25

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 4:33

Sim, alguém com maior mestria poderá resistir ou libertar-se de a dito genjutsu. Isto é tem uma maior predisposição para tal. Também pode ser alguma estratégia, ou raciocínio, usados para justifique a libertação do genjutsu, mesmo com mestria inferior. Tudo é avaliado mediante coerência.

Controlo de chakra é o poder com que o ninja consegue manipular o seu chakra e assume-se que com o aumento desse atributo também a sua reserva de chakra aumentará. Esse é um dos factores a ter em conta em textos. Tendo um baixo Controlo de Chakra é incoerente andar a fazer 10 jutsus de Rank C, para alguém que começa agora, por exemplo.
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 16:17

Eu e o meu amigo estamos a pensar ser Nara, visto que Konoha tem as vagas encerradas estávamos a pensar em criar dois personagens Nukkenins, mas não nos termos de criminosos Ninja. Isto é, eles simplesmente não pertencem a uma Vila porque nasceram num ramo do clã Nara separado do Original que atualmente reside em Konoha. Claro que pretendemos explicar tudo isto nos fillers que vamos fazer em conjunto, incluindo os treinos, e esperamos que por serem dessa forma sejam avaliados na totalidade para ambas as partes integrantes.

Basicamente, queremos ser Ninjas sem vila mas não criminosos. Queremos saber se isto é possível. Eventualmente pode ser que venhamos a integrar a força militar de uma vila. A História, na base, irá retratar as experiências e viagens dos dois jovens no mundo Shinobi, sendo que eles não pertencem bem a lado algum.

Outra coisa que eu quero esclarecer é se existe a possibilidade de utilizarmos arco e flecha, isto é um elemento importante tanto para a história como o Modus Operandi em batalha.

Quero saber se existe algum requisito para ter esta arma, que será um arco normal sem qualquer caraterística extra, como comprá-lo na loja de Armas Customizadas, etc.
KoiNara

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Número de Mensagens : 5

Registo Ninja
Nome: Nara Koi

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 17:02

boas pessoal, estou a usar esta mensagem para poder aceder à base de dados, sou o amigo do Pink e tenho a certeza que este será um grande Fórum para podermos participar
Eve

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 17:31

Sejam bem vindos \o/

Bem, vocês podem sim ser nukenins sem ser criminosos. Não há quaisquer problemas, até é um ponto a favor caso queiram ir à Konoha quando esta abrir. E como tudo será explicado em fillers, isto deles saírem pelo mundo ninja, força pra vocês Smile Quanto ao arco e flecha, claro que podem ter. Se bem lembro, há nas armas/equipamentos inventados, e não possui requerimentos altos. Há ainda um jutsu katon que cria arco e flechas de fogo, que é uma criação do Bruninho (Bruno Moraes), caso estejam interessados ^^ (mas bem, isto vai demorar um pouquinho por o menor rank ser B Razz)
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 17:46

Sendo assim, visto que aceitam todas as caraterísticas que a nossa História pede, tanto o Ramo perdido dos Nara como toda a atmosfera de viagem e exploração com o arco e flecha, Eu e o KoiNara estamos felizes. Posto isto, anunciamos a nossa entrada neste RPG e vamos começar já a tratar das fichas. Obrigado aos três!! Eve, Shibiusa e BigBoss.
Eve

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 18:38

hahahaha, fico feliz de possuir mais primos aqui no NRPG. Os últimos Nara's ficaram inativos, só eu continuo cá xd Sejam muito bem-vindos
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 18:44

Hehehe. Só mais uma cortesia de Família, Prima.

É possível obter um arco mais "convencional" que este?

SENSHU & YA
Spoiler:

Descrição: Um arco simples, mas muito resistente graças à sua madeira que é de uma árvore superforte. A corda também é muito resistente feita de linha shinobi. As flechas são também muito resistentes e cortantes.
Peso: 2 Quilos o arco e 1 Quilo o conjunto das flechas.
Alcance: Depende a força do User
Tipo: Atacante, Perfurante.
Requerimentos: Força ( 3 ) Kenjutsu ( 6 )
Custo: 200 Ryos
Raridade: D

Com isso eu quero dizer, um arco mais normal, barato e com requerimentos menores.
Brian$

Administrador | Nukenin
Administrador | Nukenin

Número de Mensagens : 1389

Registo Ninja
Nome: Dee
Ryo (dinheiro) Ryo (dinheiro): 830
Total de Habilitações: 226

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 19:06

Simples mano, basta você fazer um arco mais simples, como por exemplo:

Arco de madeira*(como ele é simples o nome pode ser comum se assim desejar)

Descrição: Um arco de madeira simples, ideal tanto para arqueiros experientes como para não experientes.
Peso: 1,5 Quilos o arco e 1 Quilo o conjunto das flechas.
Alcance: Depende a força do User
Tipo: Atacante, Perfurante.
Requerimentos: nenhum
Custo: variável
Raridade: E

Isto é só um exemplo, mas você pode criar um e por ele para ser avaliado pela staff, quanto mais simples for a descrição dele mais barato ele é.
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 21:52

Muito bem, obrigado Brian$.

Provavelmente vou fazer assim mesmo com pouca ou nenhuma alteração.

De qualquer maneira estou a tratar da ficha do Personagem e estou a pensar postá-la hoje. Como responderam antes disso pode ser que ainda venha a dar algum jeito.

Posso fazer o pedido da arma sem ter ainda postado a ficha?
Eve

Administrador | Konoha
Administrador | Konoha

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Sab 4 Maio 2013 - 22:08

Podes sim, se a área de criação estiver livre (julgo que não, infelizmente)
Pink Donuts

Membro | Nukenin
Membro | Nukenin

Registo Ninja

MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Forma de RP   Dom 5 Maio 2013 - 2:18

Então acho que começo com outra arma.

Eve, podes dizer-me se existe maneira de organizar fillers, treinos e missões numa ordem cronológica de acesso fácil para os outros?

Podemos ir atualizando a imagem do personagem na ficha do nosso perfil, correto?

[Dúvida] Forma de RP
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
A tua mensagem foi automaticamente gravada. Poderás recuperá-la caso aconteça algum problema
Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Naruto Portugal RPG :: Portal do Mundo dos Ninjas :: Assembleia Geral :: Dúvidas, Críticas, Sugestões e Denúncias-
'); }